Audio
O que é e-commerce? Entenda para que serve e como ter o seu em 2023. O comércio eletrônico, ou e-commerce, envolve a compra e venda de produtos e serviços pela internet. Aqui estão algumas das principais finalidades e usos do e-commerce:
Venda de Produtos e Serviços: O propósito mais óbvio do e-commerce é facilitar a venda de produtos e serviços online. Isso abrange produtos tais como: roupas e eletrônicos até serviços complexos.
Ampliação de Mercado: De antemão permite que as empresas alcancem um público global, ou seja, sem barreiras geográficas.
Conveniência para os Consumidores: Eles Podem fazer compras a qualquer momento e em qualquer lugar.
Variedade de Produtos: Os e-commerces frequentemente oferecem muitas variedades de produtos.
Comparação de Preços: Os consumidores podem comparar preços de diversos produtos, aliás, tudo está ao alcance dos olhos.
Personalização: As lojas online personalizam atualmente a experiência do usuário, sugerindo produtos com base no histórico de compras.
Feedback e Avaliações de Clientes: Os consumidores podem ler avaliações e comentários de outros clientes para tomar boas decisões de compra.
Redução de Custos para Empresas: As empresas podem economizar em custos com aluguel de espaço físico e pessoal.
Integração de Pagamentos Online: Pagamento online por meio de cartões de crédito, PayPal, entre outros.
Métricas e Análises: As empresas podem coletar dados sobre o comportamento dos clientes, análises de vendas e outras métricas importantes.
Expansão de Marca: Um e-commerce bem-sucedido ajuda a expandir a presença da marca online.
Flexibilidade de Negócios: Permite facilmente às empresas mudanças nas demandas.
Venda B2B e B2C: Atende tanto às empresas que vendem diretamente aos consumidores (B2C) quanto às empresas que vendem a outras empresas (B2B).
Da mesma forma que a COVID-19 impôs mudanças pesadas para vários setores da economia, o e-commerce, por outro lado, foi o que mais se destacou positivamente. Muitos consumidores desenvolveram o hábito de comprar pela internet nesse período. O aumento se dá pela demanda de uma base de clientes que só vem aumentando.
Por outro lado, com a flexibilização das restrições e a volta do consumo presencial, o comércio eletrônico mantém o crescimento. Segundo o relatório Global Payments Report 2023 da Worldpay from FIS a previsão é de 9% de crescimento ao ano entre 2022 e 2026. (REVISTA CONSUMIDOR MODERNO, 2013).
Mesmo tendo conquistado seu espaço no mercado, novos desafios surgem a cada momento permeando o mercado de comércio eletrônico. Dessa forma é necessário pensar em boas estratégias para se diferenciar e fidelizar novos clientes.
Em síntese, o que é e-commerce? É uma ferramenta versátil que com um papel fundamental no comércio moderno. Suas aplicações e benefícios continuam a crescer à medida que a tecnologia avança. O que é e-commerce? Entenda para que serve e como ter o seu em 2023